Salvador, a Cidade Multicultural

    O Que Ver e Fazer

    Se pudesse combinar praias de águas mornas para relaxar, igrejas, catedrais e museus ricos em história para conhecer, e música, danças e sabores para desfrutar num só dia, com certeza estava pensando em Salvador da Bahia! Em 1549, Salvador foi considerada a primeira capital do Brasil, quando os portugueses colonizaram o país. Atualmente, o centro histórico da cidade é protegido pela UNESCO e representa a origem da história, cultura e arquitetura de todo o Brasil. Salvador é rica em belezas naturais e é marcada pelas fortes influência africanas, com suas cores quentes, músicas vibrantes e gastronomia farta, adaptada para qualquer momento, seja em família, lua-de-mel ou aventura!

    Salvador é o maior polo turístico da Bahia e um dos destinos mais procurados do Brasil. Não é por acaso: a multiplicidade cultural, fruto da fusão de raças e costumes, deu origem a uma das mais fascinantes metrópoles do mundo.

    Você pode ver e sentir essa mistura no semblante do povo, no sincretismo religioso, na musicalidade, na riqueza folclórica e da nossa história. Rica e provocante na sua culinária de origem em povos tão diversos quanto os europeus, africanos e indígenas, para nos proporcionar manjares como o acarajé, as moquecas e iguarias incomparáveis. Salvador também é famosa por realizar a maior festa de rua do planeta: O Carnaval, que atrai turistas dos quatro cantos do mundo, em busca de música, dança e muita diversão.

    Elevador Lacerda

    O icônico Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo! Para além de histórico, permite o transporte público entre a cidade baixa e a cidade alta de Salvador, onde a vista é deslumbrante e o passeio, inesquecível.

    Pelourinho

    Pelourinho é um bairro no centro da cidade, popularmente conhecido como “Pelô”. É um local típico, envolvente e animado, com restaurantes para todos os gostos, onde não pode deixar de experimentar o famoso acarajé, a cocada e as moquecas da região. É também rico em músicas e danças típicas pelas ruas, como a capoeira, o samba e folclóricas. E ainda, vale a pena explorar os pormenores históricos da cidade, como a fachada das ruas coloridas e a calçada de pedras.

    Igreja Nosso Senhor do Bonfim

    Não deixe de passar pela igreja encantadora do Nosso Senhor do Bonfim, onde a religião católica (levada pelos europeus) e o candomblé (levada pelos africanos) se unem! No final do passeio, de acordo com lenda folclórica e superstições, deve levar as famosas fitas coloridas do Senhor do Bonfim, as quais deverá dar 2 voltas no pulso e 3 nós para prender. Para cada nó, deve realizar um pedido e a fita irá romper-se naturalmente quando os 3 pedidos se realizarem!

    Farol da Barra

    O Farol da Barra construído em 1839 é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Com 22 metros de altura oferece uma das vistas mais lindas da cidade e é um dos melhores lugares para admirar o pôr-do-sol. Bem romântico e ideal para ir a dois Lá você também pode comprar algumas lembrancinhas e fazer um lanche na cafeteria que fica no local. Além disso, vale a pena visitar o Museu Náutico da Bahia e aprender um pouco mais sobre a história da navegação no Brasil. Legal, né? Então não deixe de ir!

    Praias

    Em Salvador, você encontra praias para todos os gostos, numa orla de cerca de 50km. Alguns trechos são iluminados, têm ciclovias, praças de esportes e restaurantes onde se pode degustar as delícias da culinária baiana.

    Na Cidade Baixa, as atrações são o Forte de Monte Serrat e a Ponta de Humaitá. Vale também um bom mergulho na Praia da Penha, curtir o pôr do sol na Avenida Beira-Mar e no Porto dos Tanheiros, além da Praia Ribeira.

    Da Cidade Baixa vá direto para a Barra, onde estão as praias famos internacionalmente, como o Porto da Barra, ladeado por dois fortes do século XVII, e a Praia do Farol da Barra, com piscinas naturais na maré baixa. Seja para um mergulho rápido, ou para passar o dia e ficar até ao pôr-do-sol, ou ainda, apenas para saltar as ondas no primeiro dia do ano e agradecer à Iemanjá, a rainha do mar, a praia do Farol da Barra comporta visitantes que valorizam o espaço, a areia limpa e as ondas calmas.

    Da Barra, seguindo um dos circuitos do Carnaval, você chega em Ondina e, logo depois, ao Rio Vermelho. Praias de águas transparentes e apropriadas ao surfe ou simplesmente para um futebol com os amigos. Mais à frente, as praias de Amaralina, Pituba, Corsário, Jaguaribe, Piatã e Placaford, muito procuradas para a prática de esportes, com praças, quadras e ciclovias. Na sequência vem Itapuã, cantada em prosa e verso por poetas como Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi, encantados por suas belezas. Depois surgem Stella Maris e Flamengo, muito procuradas para o surfe.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para cima