Rio de Janeiro

Falar do Rio é chover no molhado: todos os ângulos da cidade exalam beleza e poesia. Quem busca a imagem instagramável perfeita não pode perder um fim de tarde das pedras da praia do Arpoador, por exemplo. Já o visitante que quiser aproveitar a estadia na cidade para pegar uma onda tem que passar pela praia de Grumari, queridinha dos surfistas. Extensa e localizada em uma região de mata Atlântica preservada, serve de oásis no meio da cidade grande. Outro ótimo lugar para surfar é a Prainha, estreita e muito bonita.
É claro que turista nenhum deve pular a praia de Ipanema, que inspirou tantas músicas e amores. Além de linda, é espaçosa e um ótimo point para se misturar com locais e gringos, em um clima de descontração que só o Rio é capaz de oferecer. Fora, claro, o plus que a vista inesquecível para o Morro dos Dois Irmãos proporciona.
Salvador

Talvez quem escolha passar férias em Salvador não busque apenas ficar horas a fio em frente ao mar verde-esmeralda da capital da Bahia, mas, sim, absorver tudo o que a cidade tem a oferecer: culinária regional farta e bem feita, vestígios da história do Brasil pelo centro e muita gente simpática e receptiva.
Salvador é um evento. Passear pelo Solar do Unhão, conjunto arquitetônico do século 17, e pelo Pelourinho é obrigatório. Mas seria uma pena passar por lá e não conhecer a Gamboa, praia de pedras quase privativa, com uma vista mais do que privilegiada para a Ilha de Itaparica. Localizada entre o MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia) e a encosta do Campo Grande, é a casa de um dos restaurantes mais amados de Salvador, o Restaurante de Dona Suzana, onde se come frutos do mar com fartura e bons preços.

Também são imperdíveis a praia de Porto da Barra, onde é possível aprender a mergulhar; Itapuã, que abriga corais e um mar tranquilo que forma piscinas naturais entre as pedras; e a praia do Farol da Barra, onde fica a Fortaleza de Santo Antônio, cartão-postal de Salvador, e que conta com água quentinha e tranquila.
Florianópolis

Floripa fecha a tríade de cidades praianas no Brasil com chave de ouro. A capital catarinense tem três perfis praianos muito claros: no sul, as praias são mais rústicas e desertas; no norte, ficam os trechos de mar mais calmo em meio às zonas mais urbanizadas e que atraem muitas famílias; enquanto no leste as ondas são mais fortes, convidativas para praticantes de surfe e outros esportes aquáticos (é nessa área que os mais jovens se concentram).
No norte da ilha, Canasvieiras tem um belo mar esverdeado emoldurado por uma areia muito branca e fina. Há bons restaurantes e bares, consolidada rede hoteleira e forte comércio. A tranquila Cachoeira do Bom Jesus é uma extensão da praia e vale também passar umas horinhas por lá. Já a praia Brava tem ótimas ondas, mas não é tão brava assim: apesar das ondas fortes, com repuxo, permite banhos de mar. O visual é inesquecível.

A linda praia do Campeche, de areia branquinha e dunas praticamente à beira-mar, fica entre a Joaquina e a Morro das Pedras, outras duas praias que valem a visita. O ponto alto está em frente a sua ponta esquerda, a Ilha de Campeche, distante 1,5 km da costa. A ilhota é cercada por um mar verdíssimo, com águas calmas e transparentes.